Publicações

Na edição de hoje do Diário Oficial da União, identificamos a seguinte publicação de interesse geral:

DECRETO Nº 12.002, DE 22 DE ABRIL DE 2024 – Estabelece normas para elaboração, redação, alteração e consolidação de atos normativos.

Uma visita à história da energia que move o País

Ler estes diversos artigos que compõem o nosso primeiro e-book é visitar a memória da energia que move o Brasil. Estas milhares de linhas revelam um conhecimento ímpar que só poderia ser escrito por quem realmente conhece os detalhes e que vive esta história no dia a dia.

Alguns autores relataram o passo a passo do setor elétrico trazendo desde os primórdios das construções que acenderam a luz nas nossas cidades, passando pelos momentos históricos e decisivos, os embates, os acertos, os erros, os progressos alcançados e os desafios superados e ainda a superar. São artigos escritos por profissionais do setor e por quem se dedica a estudar este universo, trazendo uma visão técnica e singular.

Outros artigos trazem as peculiaridades técnicas, mostrando a quão rica é a fonte hídrica e como deveria ser mais bem aproveitada na matriz elétrica brasileira, que é predominantemente limpa. A natureza e as condições climáticas do Brasil favorecem o uso dos recursos naturais que, se usados com disciplina e sabedoria, apoiariam de maneira fantástica a tão almejada transição energética. Há artigos sobre as questões regulatórias, mercado de energia, legislação e meio ambiente, descortinando um universo a ser mais bem explorado.

Recomendo a leitura a quem já atua no setor ou quer conhecer um pouco sobre a geração de energia elétrica através da hidroeletricidade, porque traz, de forma sucinta e objetiva, o passado, o presente e o futuro sob a ótica de quem trabalha e se dedica ao setor e, em especial, ao segmento das centrais hidrelétricas de menor porte.

Nosso agradecimento aos autores e colaboradores que se dedicaram para que pudéssemos reunir numa obra única, um conteúdo de qualidade técnica, expressivo e significativo para um momento tão decisivo no Brasil e no mundo. Vivemos hoje uma nova revolução no setor elétrico, motivada, principalmente, pelo avanço de novas tecnologias que propiciaram, um maior poder de escolha para os consumidores. Energia limpa, renovável, abundante e segura é uma questão vital para o futuro do nosso país. Neste contexto, não é possível imaginar nossa expansão da geração sem as centrais hidrelétricas.

Meu agradecimento à equipe da ABRAGEL que não mediu esforços para a realização deste trabalho, aos nossos associados que apoiaram esta causa e a você, que está lendo este material, porque acredita que juntos poderemos construir novos capítulos.

Charles Lenzi

Estudos Diversos do Setor

CEBRI

Caderno executivo do Programa de Transição Energética

(Fev/2023)

ELETROBRÁS

Legislação Ambiental de Interesse do Setor Elétrico

LAISE

IRENA

The changing role of hydropower: Challenges and opportunities

(Fev/2023)

IRENA

Relatório “RENEWABLE CAPACITY STATISTICS 2023”, publicado pela International Renewable Energy Agency (IRENA)

IEA

Energy Technology Perspectives 2023

IRENA

Relatório “World Energy Transitions Outlook 2023: 1.5°C Pathway”

Divulgado em 29/03/2023

EPE

Caderno de Tecnologias de Geração 2023

IHA

World Hydropower Outlook

IEA e IRENA

Tracking SDG7: The energy progress report 2023