ABRAGEL

QUEM SOMOS

Somos a ABRAGEL, Associação Brasileira de Geração de Energia Limpa. Somos 70 grupos econômicos com 285 empresas associadas, representando mais de 70% do potencial instalado de geração de energia elétrica por meio das Centrais Hidrelétricas autorizadas até 50 MW (CGHs – PCHs e UHEs). Gerar energia elétrica limpa, renovável e ambientalmente sustentável com o menor custo para o consumidor brasileiro. Esse é o nosso propósito!
A ABRAGEL atua como mediadora do diálogo entre suas empresas associadas, representantes do poder público e a sociedade, buscando promover o desenvolvimento e o reconhecimento das centrais hidrelétricas autorizadas até 50MW como opções competitivas, limpas, renováveis, sustentáveis e estratégicas para a configuração da matriz elétrica brasileira. 

“A ABRAGEL acredita que a união de profissionais e empresas do setor contribuirá decisivamente para a ampliação dos investimentos em centrais hidrelétricas de pequeno porte ajudando a expandir a matriz elétrica brasileira de forma limpa e renovável. Nossa cadeia produtiva 100% nacional promove a geração de empregos e renda em nosso país. A geração hidrelétrica de menor porte é fundamental para o equilíbrio sistêmico da matriz elétrica e para alcançar os objetivos da transição energética.”

Charles Lenzi

Presidente Executivo

MISSÃO

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

VISÃO

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

VALORES

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

NOSSA TRAJETÓRIA

Durante seus mais de 20 anos de trajetória, a ABRAGEL sempre se destacou no cenário nacional por sua atuação criteriosa, transparente e incansável. Ao todo, a Associação encaminhou mais de 200 contribuições em audiências e consultas públicas promovidas pelas diferentes entidades do setor, além do constante diálogo com diversos agentes institucionais. Sempre manteve um intenso trabalho de interlocução em torno das demandas de seus associados e os representantes do poder público e do setor elétrico. Diante desse contexto, a ABRAGEL segue atuando de forma proativa e colaborativa para garantir que as políticas públicas setoriais levem em consideração todos os aspectos relevantes das centrais hidrelétricas autorizadas até 50MW, buscando o seu reconhecimento e valorizando seu potencial de contribuir não apenas para a composição de uma matriz elétrica limpa e renovável, mas também, para o pleno desenvolvimento sustentável do país, para uma economia de baixo carbono e para impactar positivamente a qualidade de vida das comunidades onde estão inseridas, através da melhora significativa dos indicadores socioeconômicos.

CONHEÇA MAIS AS NOSSAS HISTÓRICAS INICIATIVAS

A atuação junto ao Congresso Nacional na concepção do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (PROINFA).

O estabelecimento de argumentos que permitissem a participação das pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) no MRE e a sua não-exclusão, sob qualquer justificativa.

A defesa dos benefícios elétricos sistêmicos na busca da consolidação da política de desconto na tarifa de uso do Sistema de Distribuição.

A defesa da isenção do pagamento de CFURH e P&D para as PCHs e Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs), tendo em vista a sua pequena área territorial atingida.

Fundação, em conjunto com outras associações, do Fórum de Meio Ambiente de Associações do Setor Elétrico Brasileiro (FMASE) e do Fórum das Associações do Setor Elétrico (FASE).

Representação dos interesses dos associados em diversas ações judiciais.

Discussão com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para otimização e aperfeiçoamento dos procedimentos de análise e aprovação de estudos e projetos hidrelétricos de pequeno porte, visando o incentivo ao investimento privado neste setor.

Diversas contribuições que resultaram em melhorias na metodologia de definição de preços e de realização dos leilões de energia do ACR.

Discussão com o regulador e o poder concedente sobre os efetivos impactos das centrais autorizadas no MRE e a sua repercussão na metodologia de revisão da garantia física dos empreendimentos.

Participação ativa em diversos conselhos, fóruns de meio ambiente e recursos hídricos.

Criação, em conjunto com a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) e com Instituto Totum, do Programa de Certificação de Energia Renovável, que permite a todos os usuários de eletricidade fazer uma escolha consciente e baseada em evidências para a energia renovável, em qualquer país do mundo.

Conselho

Conselho de Administração

Amaggi

Titular: Gabriel Duarte

Suplente: Leo Scabeni

Atiaia

Titular: Rodrigo Assunção

Suplente: Patrícia Carvalho

Bom Futuro

Titular: Kleverson Scheffer

Suplente: Livio Costa Recedive

Brennand

Titular: Mozart de Siqueira Campos Araujo

Suplente: Antônio Pérez

Cemig

Titular: Thadeu Carneiro

Suplente: Henrique Siquieira

Copel

Titular: Eduardo Barbosa

Suplente: Adriana Baratto

CPFL Renováveis

Titular: Rodolfo Coli da Cunha

Suplente: Mayara Angolini Groppo

Elejor

Titular: Cleverson Silveira

Suplente: Emerson Luís Alberti

Elera

Titular: Carlos Gustavo Nogari Andriolli
Suplente: Pablo Motta

Hidrotérmica

Titular: Ricardo Nino Machado Pigatto – Presidente

Hy Brazil

Titular: Bruno Menezes
Suplente: Glauber Freitas

Ibó/Geraoeste

Titular: Fernando Luiz Vilela
Suplente: Marcos Lisboa

J6 Energia

Titular: Fernanda Sawaia
Suplente: Rodrigo Nicoletti

Minas PCH

Titular: José Guilherme Antloga Nascimento – Vice-Presidente
Suplente: Paulo Celso Guerra Lage

Paineira Participações

Titular: Paulo Gulin
Suplente: Valdir Moreira

Silea

Titular: Caetano Kraemer
Suplente: Renato Meister

Statkraft

Titular: Mauricio Costa
Suplente: Eduardo Fidélis

Grupos de Trabalho

GRUPOS DE TRABALHO PERMANENTES

Regulatório

Acompanhar, atualizar e propor contribuições a processos de participação social instaurados pela ANEEL, MME, ANA e demais entidades do Setor Elétrico; debater dúvidas dos associados que têm potencial de afetar o segmento; acompanhar, atualizar e propor contribuições atinentes a Leilões e ambientes de comercialização; acompanhar, atualizar e propor contribuições a movimentos setoriais relevantes; atualizar as ações da ABRAGEL no âmbito regulatório.

Sustentabilidade

Acompanhar, atualizar e propor atuações envolvendo temas relacionados à sustentabilidade, meio ambiente e recursos hídricos que refletem nos empreendimentos hidrelétricos em fase de implantação e de operação comercial.

Segurança de Barragens

Acompanhar, atualizar e propor atuações envolvendo questões regulatórias e técnicas relativas à segurança de barragens.

Bacia do Alto Paraguai

Acompanhar, atualizar e propor atuações atinentes à Bacia do Alto Paraguai.

Tributário

Acompanhar, atualizar e propor atuações envolvendo aspectos tributários com potencial de impactar o segmento.

PROINFA

Acompanhar, atualizar e propor atuações envolvendo o Programa de Incentivo às Fontes Renováveis de Energia Elétrica – PROINFA.

Estrutura e Pessoas

ESTRUTURA E PESSOAS

Charles
Lenzi

Presidente
Executivo

Fabiana
Lutkemeyer

Regulatório, Técnico e Ambiental

Paula
Lima

Administrativo 
e Financeiro

Renata
Menescal

Jurídico e
Regulatório