PROS Nacional mobiliza mais de 300 pessoas em Workshop na Câmara Federal

O Partido Republicano da Ordem Social (PROS) promoveu nesta terça-feira (05), no auditório Nereu Ramos na Câmara dos Deputados, o Workshop Crescimento de Energias Renováveis.

A meta do partido de fomentar o debate acerca das várias fontes de energia que o Brasil é apto a explorar, reuniu parlamentares, presidentes estaduais e municipais do PROS, empresários, universitários, professores e diversas associações ambientais e de sustentabilidade do Brasil inteiro.

PROS Sustentável

A inciativa do Segundo-Secretário da Câmara e deputado federal Felipe Bornier (PROS-RJ), tem como objetivo ampliar as políticas públicas a respeito da sustentabilidade no Brasil – um dos países mais ricos em recursos naturais. Para ele, a ideia do workshop é uma pauta construtiva que expõe as dificuldades e oportunidades sobre o tema.

“Esse é um momento novo também dentro do PROS que traz para dentro dessa casa e convida outros partidos políticos a se mobilizarem e se conscientizarem que a gente precisa evitar acima de tudo um impacto no meio ambiente no nosso país, a gente precisa criar novas tecnologias e trazer para a o Congresso Nacional”.

O líder do PROS na Câmara, o deputado federal Ronaldo Fonseca (PROS-DF) afirmou que a legenda está antecipando o futuro do Brasil e do mundo ao propor a reflexão sobre sustentabilidade e energias renováveis.

“Nós precisamos discutir a energia renovável, a sustentabilidade, o meio ambiente saudável produzindo energia, por isso o PROS se antecipou. Estamos trazendo o futuro para o presente”.

Para o deputado Eros Biondini (PROS-MG), “o PROS dá um grande passo na discussão sobre o tema, trazendo para o debate, pessoas interessadas e qualificadas. Com o PROS Sustentabilidade teremos totais condições de colaborar na busca de viabilizar soluções sustentáveis no que diz respeito a energias renováveis”.

Apoio à Iniciativa

O presidente do diretório do Rio Grande do Sul, Wambert Di Lorenzo, “É um partido que se preocupa com as gerações futuras. Se preocupar com a sustentabilidade, é se preocupar com o impacto que a atividade humana gera no Planeta. Assim, nós precisamos pensar sobre energias renováveis. Estou muito orgulhoso do PROS”.

O presidente executivo da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (SIAMIG), Mário Campos, apresentou dados da produção do setor sucroenergético, que representa atualmente 18% da matriz energética nacional. Para ele, “a iniciativa do PROS é muito importante, pois pensar no futuro é falar de base sustentáveis e as energias renováveis é uma das opções para chegarmos lá na frente com um mundo melhor do que temos hoje”.

Associações Presentes 

Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEÓLICA): Elbia Gannoum.

Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE): Ricardo Guggisberg.

Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (SIAMIG): Mário Campos.

Associação Brasileira de Geração de Energias Limpas (ABRAGEL): Márcio Severi.

Associação Brasileira de Energia Sola Fotovoltaica (ABSOLAR): Rodrigo Sauaia.

União da Indústria de Cana de Açúcar (ÚNICA): Eduardo Leão.

Associação Brasileira de Fomento às Pequenas Centrais Hidroelétricas (ABRAPCH – CGHs): Paulo Arbex.

Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (ABRACEEL): João Barreto.

CPFL Energia: Felipe Zaia.

SENER ingeníeria Y Construcción: Guido Casanova.

Associação da Indústria de Cogeração de Energia (Congen): Osório de Brito.