Paulo Pedrosa pode ser novo secretário-executivo do MME

Maurício Corrêa, de Brasília — 17 de maio de 2016 

Fontes do Congresso Nacional vinculadas ao ministro Fernando Bezerra Coelho Filho informaram a este site que o novo secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia poderá ser Paulo Pedrosa, que até agora ocupava a presidência executiva da Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace). O convite a Pedrosa teria sido feito há alguns dias. Nesta segunda-feira à noite, o ministro o recebeu no MME, quando teria sido batido o martelo. A oficialização do nome, segundo as fontes, poderá ser feita ainda nesta terça-feira.

Se confirmada, a escolha de Pedrosa será positiva para o ministro e para o MME, pois é um profissional que transita com muita facilidade em várias áreas que estão sob a responsabilidade da Pasta. Engenheiro mecânico de formação, trabalhou na assessoria técnica-parlamentar do Senado Federal e depois cumpriu um mandato de quatro anos como diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Em seguida, Paulo Pedrosa iniciou uma trajetória de sucesso como executivo na área empresarial, ocupando por cinco anos a presidência da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), quando deu grande dinamismo e visibilidade à organização. Depois, foi convidado para assumir a presidência da Abrace, onde se encontrava desde 2010. Na Abrace, ele consolidou a presença da associação em Brasília.

Como o nome ainda não foi oficializado pelo MME, especialistas ouvidos por este site preferiram se manifestar em off. Mas foram unânimes em afirmar que Pedrosa seguramente, se for confirmado no cargo, reúne todas as condições para fazer um bom trabalho à frente da Secretaria-Executiva do MME, oferecendo apoio técnico e atuando em dobradinha com um ministro que tem respaldo político. É um profissional de fácil diálogo e dotado de muita visão estratégica, além do conhecimento técnico.