Ministro participa de Audiência Pública no Senado Federal

Publicação: 26/03/2019 | 16:24

Última modificação: 26/03/2019 | 16:28

Crédito: Saulo Cruz/MME

O Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, participou na manhã de hoje (26) de Audiência Pública na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal. Na oportunidade, o ministro fez longa abordagem sobre a situação econômica das diversas áreas de atuação do MME, como petróleo e gás, biocombustíveis, energia elétrica e mineração. Ele tratou dos aspectos estratégicos dos diversos temas da Pasta e das ações consideradas prioritárias de cada secretaria finalística do ministério.

Bento Albuquerque falou dos diversos desafios e oportunidades a serem enfrentados pelo setor energético. Destacou as questões que envolvem a renegociação financeira do Anexo C do Tratado de Itaipu; a retomada da construção da Usina de Angra 3; o impacto econômico e fiscal do leilão do Excedente da Cessão Onerosa marcado para outubro; as providências que vêm sendo adotadas pelas diversas áreas do Governo para fiscalizar e obter maior controle sobre as barragens, sejam minerais ou hidrelétricas; tratou do chamado risco hidrológico, que carrega um passivo de R$ 7 bilhões e trava as negociações do mercado de curto prazo de energia elétrica; abordou os temas do interesse do setor que envolvem a exploração de riquezas minerais e as comunidades indígenas e ainda tratou da construção do Linhão de Tucuruí, que liga Manaus  a Boa Vista e tem como objetivo incluir Roraima no Sistema Interligado Nacional (SIN).

Após concluir sua apresentação, o ministro respondeu a dezenas de indagações feitas pelos senadores presentes à Audiência Pública, esclarecendo dúvidas, avaliando as sugestões apresentadas e agradecendo pela oportunidade de discussão dos temas da Pasta. A Audiência Pública com o ministro Bento Albuquerque também pode ser acessada em vídeo aqui.

Fotos da Audiência Pública

Assessoria de Comunicação Social
Ministério de Minas e Energia
(61) 2032-5620
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia