Eduardo Braga deixa cargo de ministro do MME

Ele indicou a presidente Dilma nome com perfil técnico para substituí-lo no ministério

Sueli Montenegro, da Agência CanalEnergia, de Brasília, Regulação e Política 20/04/2016

O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, confirmou em Brasília, que entregou o cargo hoje a presidente Dilma Rousseff. “Acabei de ter uma conversa com a presidenta e vimos que é hora de entregar o ministério e ela aceitou. Portanto, estarei entregando hoje uma carta agradecendo a confiança, a oportunidade que ela me deu”, afirmou Braga nesta quarta-feira, 20 de abril, após retornar de reunião no Planalto.

O ministro disse que indicou a presidente um nome com perfil técnico para substituí-lo no ministério. Ele recomendou também a manutenção no governo do secretário-executivo, Luiz Eduardo Barata, “talvez em outra posição”, dando a entender que o nome para substituí-lo não seria o do secretário.

Questionado se teria sofrido pressões do partido para deixar o cargo, Braga disse que o PMDB o respeitou como um membro antigo do partido e destacou que tem amigos de longa data na legenda. “O PMDB soube diferenciar e respeitar minha posição. Agradeço por isso, porque me deram condição de poder tentar, e eu tentei efetivamente ajudar o Brasil e o Amazonas”. O ministro informou que vai se licenciar e não vai retornar ao Senado nesse momento porque precisa cuidar de problemas de saúde. Em seu lugar vai permanecer a suplente, sua esposa Sandra Braga.