ANEEL discute inventários participativos de potenciais hídricos com governador do RS

A ANEEL recebeu nesta quarta-feira (11/3) a visita do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e do secretário de Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado, Artur Lemos, para tratar de acordo de cooperação técnica para elaboração de estudos de Inventário Participativo de potenciais hidrelétricos.

As autoridades gaúchas foram recebidas pelo diretor-geral da ANEEL, André Pepitone, e pelo diretor Efrain Cruz, além de técnicos da ANEEL.

Na conversa, trataram do potencial hidrelétrico das bacias dos rios Camaquã e Camaquã do Xico, ambos no Rio Grande do Sul.

Iniciativa pioneira da ANEEL, os inventários participativos têm como objetivo dar mais segurança aos empreendedores quanto à emissão das licenças ambientais de projetos de hidrelétricas. Isso acontece porque o órgão ambiental participa diretamente dos estudos de inventário, dando a eles uma condição de “pré-viabilidade”.

A ANEEL aprovou no ano passado, com o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL), o primeiro Inventário Participativo, que mapeou sete Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) que podem ser construídas na bacia do Rio Pardo.

Também em 2019, a Agência firmou com o governo de Santa Catarina  acordo de Cooperação Técnica  para viabilizar o primeiro Inventário Participativo no Estado.

Link curto para esta página: https://bit.ly/2wJS3ZT