Para Abragel, emenda do PL 11.247 trará redução de despesas aos consumidores

Para presidente da associação, setor elétrico não deve ser pensado no curto prazo
Da Agência CanalEnergia – 14 DE DEZEMBRO DE 2023, ÀS 18h14

De acordo com a Associação Brasileira de Geração de Energia Limpa,as emendas do PL 11.247/18 permitem a estruturação de uma políticapública para o setor elétrico brasileiro. Em nota à imprensa, ela explicaque a substituição de geração termelétrica pela contratação de 4,9 GWde PCHs não apenas evita um aumento de custos, mas resulta em umasignifi cativa redução de despesas para os consumidores. Segundo aAbragel, uma análise baseada nos custos corrigidos dos últimos leilões de energia nova revela uma economia anual estimada em R$ 4,3 bilhõespara os consumidores.
O presidente executivo da associação, Charles Lenzi, explica que naárea de energia nada pode ser pensado a curto prazo, sendo necessáriocorrigir assimetrias e garantir a perenidade do setor. Segundo ele, istorequer olhar para a efi ciência e segurança energética e asustentabilidade do setor alicerçada no ambiente regulatório e jurídico.
Na nota, a Abragel diz ainda que no cenário atual, os consumidores demenor porte arcam com encargos mais elevados em comparação aosgrandes consumidores. O PL corrige essa distorção, ao propor aimplementação de rateio da Conta de Desenvolvimento Energético.
A associação destaca a urgência de uma discussão sobre a contribuiçãode todos os consumidores para assegurar os requisitos de segurança econfi abilidade do Sistema Interligado Nacional. Para a Abragel, ocrescimento do mercado livre deve ser fundamentado em bases sólidase sustentáveis, sem se benefi ciar da infraestrutura desenvolvida aolongo dos últimos 50 anos e transferindo todos os custos associados aessas estruturas para o mercado cativo.

Fonte: https://www.canalenergia.com.br/noticias/53265983/para-abragel-emenda-do-pl-11-247-trara-reducao-de-despesas-aos-consumidores