“A ABRAGEL acredita que a união de profissionais e empresas do setor contribuirá decisivamente para a ampliação dos investimentos em centrais hidrelétricas de pequeno porte ajudando a expandir a matriz elétrica brasileira de forma limpa e renovável. Nossa cadeia produtiva 100% nacional promove a geração de empregos e renda em nosso país. A geração hidrelétrica de menor porte é fundamental para o equilíbrio sistêmico da matriz elétrica e para alcançar os objetivos da transição energética.”
Presidente Executivo
Durante seus mais de 20 anos de trajetória, a ABRAGEL sempre se destacou no cenário nacional por sua atuação criteriosa, transparente e incansável. Ao todo, a Associação encaminhou mais de 200 contribuições em audiências e consultas públicas promovidas pelas diferentes entidades do setor, além do constante diálogo com diversos agentes institucionais. Sempre manteve um intenso trabalho de interlocução em torno das demandas de seus associados e os representantes do poder público e do setor elétrico. Diante desse contexto, a ABRAGEL segue atuando de forma proativa e colaborativa para garantir que as políticas públicas setoriais levem em consideração todos os aspectos relevantes das centrais hidrelétricas autorizadas até 50MW, buscando o seu reconhecimento e valorizando seu potencial de contribuir não apenas para a composição de uma matriz elétrica limpa e renovável, mas também, para o pleno desenvolvimento sustentável do país, para uma economia de baixo carbono e para impactar positivamente a qualidade de vida das comunidades onde estão inseridas, através da melhora significativa dos indicadores socioeconômicos.
A atuação junto ao Congresso Nacional na concepção do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (PROINFA).
O estabelecimento de argumentos que permitissem a participação das pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) no MRE e a sua não-exclusão, sob qualquer justificativa.
A defesa dos benefícios elétricos sistêmicos na busca da consolidação da política de desconto na tarifa de uso do Sistema de Distribuição.
A defesa da isenção do pagamento de CFURH e P&D para as PCHs e Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs), tendo em vista a sua pequena área territorial atingida.
Fundação, em conjunto com outras associações, do Fórum de Meio Ambiente de Associações do Setor Elétrico Brasileiro (FMASE) e do Fórum das Associações do Setor Elétrico (FASE).
Representação dos interesses dos associados em diversas ações judiciais.
Discussão com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para otimização e aperfeiçoamento dos procedimentos de análise e aprovação de estudos e projetos hidrelétricos de pequeno porte, visando o incentivo ao investimento privado neste setor.
Diversas contribuições que resultaram em melhorias na metodologia de definição de preços e de realização dos leilões de energia do ACR.
Discussão com o regulador e o poder concedente sobre os efetivos impactos das centrais autorizadas no MRE e a sua repercussão na metodologia de revisão da garantia física dos empreendimentos.
Participação ativa em diversos conselhos, fóruns de meio ambiente e recursos hídricos.
Criação, em conjunto com a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) e com Instituto Totum, do Programa de Certificação de Energia Renovável, que permite a todos os usuários de eletricidade fazer uma escolha consciente e baseada em evidências para a energia renovável, em qualquer país do mundo.
Titular: Gabriel Duarte
Suplente: Leo Scabeni
Titular: Rodrigo Assunção
Suplente: Patrícia Carvalho
Titular: Kleverson Scheffer
Suplente: Livio Costa Recedive
Titular: Mozart de Siqueira Campos Araujo
Suplente: Antônio Pérez
Titular: Thadeu Carneiro
Suplente: Henrique Siquieira
Titular: Eduardo Barbosa
Suplente: Adriana Baratto
Titular: Rodolfo Coli da Cunha
Suplente: Mayara Angolini Groppo
Titular: Cleverson Silveira
Suplente: Emerson Luís Alberti
Titular: Carlos Gustavo Nogari Andriolli
Suplente: Pablo Motta
Titular: Ricardo Nino Machado Pigatto – Presidente
Titular: Bruno Menezes
Suplente: Glauber Freitas
Titular: Fernando Luiz Vilela
Suplente: Marcos Lisboa
Titular: Fernanda Sawaia
Suplente: Rodrigo Nicoletti
Titular: José Guilherme Antloga Nascimento – Vice-Presidente
Suplente: Paulo Celso Guerra Lage
Titular: Paulo Gulin
Suplente: Valdir Moreira
Titular: Caetano Kraemer
Suplente: Renato Meister
Titular: Mauricio Costa
Suplente: Eduardo Fidélis
Acompanhar, atualizar e propor contribuições a processos de participação social instaurados pela ANEEL, MME, ANA e demais entidades do Setor Elétrico; debater dúvidas dos associados que têm potencial de afetar o segmento; acompanhar, atualizar e propor contribuições atinentes a Leilões e ambientes de comercialização; acompanhar, atualizar e propor contribuições a movimentos setoriais relevantes; atualizar as ações da ABRAGEL no âmbito regulatório.
Acompanhar, atualizar e propor atuações envolvendo temas relacionados à sustentabilidade, meio ambiente e recursos hídricos que refletem nos empreendimentos hidrelétricos em fase de implantação e de operação comercial.
Acompanhar, atualizar e propor atuações envolvendo questões regulatórias e técnicas relativas à segurança de barragens.
Acompanhar, atualizar e propor atuações atinentes à Bacia do Alto Paraguai.
Acompanhar, atualizar e propor atuações envolvendo aspectos tributários com potencial de impactar o segmento.
Acompanhar, atualizar e propor atuações envolvendo o Programa de Incentivo às Fontes Renováveis de Energia Elétrica – PROINFA.
Presidente
Executivo
Regulatório, Técnico e Ambiental
Administrativo
e Financeiro
Jurídico e
Regulatório
Fundada em agosto de 2000, a ABRAGEL promove, segundo os interesses e as oportunidades do mercado, a mediação do diálogo entre as empresas associadas e os representantes do poder público e sociedade.
Copyright © 2023 ABRAGEL. Todos os direitos reservados.