Vito Mandilovich (*)
“Um mundo onde todos os projetos hidrelétricos promovam ecossistemas saudáveis, comunidades prósperas, infraestruturas resilientes e boa governança.” Esta é a visão da Hydropower Sustainability Alliance, um órgão multissetorial internacional criado para definir padrões de performance de sustentabilidade do setor de hidroeletricidade em âmbito global. Além disso, tenho a convicção pessoal de que isso também seja o desejo de empreendedores, órgãos reguladores e a sociedade como um todo, pois queremos uma transição energética justa e correta ambientalmente.
Fazem parte da HS Alliance ONGs e órgãos representativos da sociedade civil, universidades e institutos de pesquisa, instituições financeiras, governos e indústria. Tal governança inclusiva permite que diferentes visões e interesses estejam efetivamente representados, tanto na criação das ferramentas de avaliação como também na sua implementação e posterior emissão das certificações. Como consequência, os padrões de avaliação e de certificação de sustentabilidade da HS Alliance são internacionalmente reconhecidos e vêm sendo aplicados em usinas hidrelétricas no mundo todo desde 2016, incluindo exemplos no Brasil.
As ferramentas de avaliação de sustentabilidade desenvolvidas pela HS Alliance examinam a performance dos empreendimentos em 12 tópicos, comparando-os com as melhores práticas internacionais. Elas podem ser aplicadas em hidrelétricas de qualquer porte e em qualquer fase de desenvolvimento (projeto, construção, operação ou reforma). Entre os principais objetivos do emprego das ferramentas de avaliação, destacam-se:
- Capacitação interna em questões de ESG, incluindo segurança, transparência e compliance.
- Realização de auditoria independente em questões complexas, identificando áreas sensíveis do projeto, riscos e oportunidades, com respectivas ações corretivas.
- Envolvimento e reconhecimento das partes interessadas, possibilitando melhor relacionamento com funcionários e parceiros de negócios.
- Suporte à decisão nos diversos estágios de progresso do projeto.
A aplicação das ferramentas de avaliação da HS Alliance é realizada por um time de auditores acreditados, que estão sediados em diferentes regiões do mundo, incluindo o Brasil.
As vantagens que podem ser adquiridas com a certificação, tanto pelo acionista como pelo operador de um projeto hidrelétrico, compreendem principalmente:
- Demonstração de que a empresa é sustentável e possui Transparência e Responsabilidade Social Corporativa, atestada por órgão internacional reconhecido por entidades como WWF, World Bank – IFC, etc.
- Acesso a condições especiais de financiamento – Climate Bonds
A Certificação de Sustentabilidade de projetos hidrelétricos apresenta-se como um mecanismo que transcende a mera conformidade às normas e boas práticas internacionais. Além de demonstrar a solidez do projeto e o comprometimento da alta gestão da empresa para com padrões internacionalmente reconhecidos de ESG e sustentabilidade, proporciona benefícios tangíveis a uma ampla gama de partes interessadas, garantindo um setor energético mais responsável e equitativo.
* Consultor de energia